Conheça o Museu de Zoologia da USP

MIS SP promove exposição em homenagem a escritora, poeta e dramaturga paulista Hilda Hilst
março 6, 2020
Confira a programação da Cultura Inclusiva neste mês de março
março 10, 2020

Conheça o Museu de Zoologia da USP

Foto: Divulgação.

O Museu de Zoologia oferece exposições de longa duração, temporárias e itinerantes, que representam a principal interface de acesso do público aos seus acervos. Suas narrativas articulam temas centrais da pesquisa desenvolvida na instituição (Evolução e Biodiversidade & Patrimônio e Sustentabilidade), em um contexto de grande relevância social e econômica na atualidade.

Teve início na década de 1890 quando diversas coleções formaram o Museu Paulista. Hoje, o MZUSP é detentor de um dos maiores acervos zoológicos da América Latina e cumpre um papel crucial no desenvolvimento do conhecimento acerca da biodiversidade brasileira e global, tendo sido a primeira instituição brasileira a ser reconhecida como fiel depositária pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (Ministério do Meio Ambiente).

Com mais de 10 milhões de exemplares preservados, guarda testemunhos únicos sobre espécies e ecossistemas, alguns hoje extintos. Esse patrimônio é fonte de dados importantes em biologia evolutiva, paleontologia, ecologia, e biologia molecular. Por sua vez, essa informação é utilizada em estudos de monitoramento ambiental, mudanças climáticas e bioprospecção, temas de grande relevância no momento atual.

Exposição em cartaz

A mostra “Biodiversidade: conhecer para preservar” traz uma discussão sobre biodiversidade. A taxonomia, utilizada para a classificação dos seres vivos, sofreu transformações ao longo da história. Novos paradigmas, como a teoria evolutiva, mudaram a sua característica de disciplina descritiva para analítica. Novas ferramentas, como a biologia molecular, forneceram novas evidências para o estabelecimento de hipóteses e reconhecimento de novas espécies. O conhecimento adquirido possibilitou a introdução de novas variedades de animais e plantas em nossas atividades econômicas e culturais e estimulou o crescimento de indústrias e economias bio-inspiradas. Entretanto, é a crise atual da Biodiversidade que coloca nossa atividade no centro das atenções.

O sustento de mais de 7 bilhões de seres humanos altera radicalmente as paisagens da Terra, erodindo a Biodiversidade. Quando ela se torna escassa, ficamos mais pobres e precisamos encontrar soluções para garantir que a natureza continue a nos prover com os serviços ecossistêmicos. Nossa interferência é de tal magnitude que alguns já a equiparam a uma força geológica, inaugurando uma nova “era”: o Antropoceno. Convidamos vocês a olharem mais de perto para a Biodiversidade e a conhecerem um pouco do que ajudamos a construir, no intuito de preservá-la. Esta missão é de todos nós. Sem a Biodiversidade, não existimos.

Para saber mais:

Visite o museu

Horários e dias: De quarta a domingo (inclusive feriados), das 10h às 17h (entrada permitida até às 16h30). Feriado especial de 7 de setembro (qualquer dia da semana), das 10h às 17h (entrada permitida até às 16h30)

IMPORTANTE: O Museu de Zoologia da USP dispõe de um sistema de combate a incêndio composto por equipamentos e uma equipe de brigadistas devidamente treinados. Os brigadistas do MZUSP estão identificados com o crachá e cordão vermelho com inscrição “BRIGADA DE INCÊNDIO MZUSP”. Em caso de incidente, os visitantes devem seguir as orientações desta equipe

Serviço: Avenida Nazaré, 481 – Ipiranga – São Paulo – SP – Brasil – CEP 04263-000 | Fone: +55 11 2065-8100 | E-mail: mz@usp.br

Fonte: Museu de Zoologia da USP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *