CCBBSP recebe exposição com o segundo maior acervo egípcio do mundo

Bloco Grito de Carnaval promove mobilização em prol do enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil
fevereiro 18, 2020
Participe do curso gratuito de tecnologia da informação
fevereiro 20, 2020

CCBBSP recebe exposição com o segundo maior acervo egípcio do mundo

Foto: Valerii Iavtushenko – Shutterstock.

Para celebrar os 30 anos de existência, o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo apresenta, de 19 de fevereiro a 11 de maio, a exposição Egito Antigo: do cotidiano à eternidade. A mostra, com entrada gratuita, reúne 140 peças entre esculturas, pinturas, objetos, sarcófagos e múmias, vindas do Museu Egípcio de Turim, que possui o segundo maior acervo egípcio do mundo.

Sobre a mostra

A exibição é dividida em três seções: vida, religião e eternidade, que ilustram o cotidiano das pessoas do vale do Nilo, revelam características do politeísmo egípcio e abordam suas práticas funerárias. Cada seção apresenta um tipo particular de artefato arqueológico, contextualizado por meio de coloração e iluminação projetadas para provocar efeitos perceptuais.

Aspectos da historiografia geral do Egito Antigo serão apresentados de forma didática e interativa, por meio de esculturas, pinturas, amuletos, objetos cotidianos, objetos litúrgicos e ostracons (fragmento de cerâmica ou pedra usados para escrever mensagens oficiais). Também fazem parte da mostra um Livro dos Mortos em papiro, sarcófagos, múmias de animais e uma múmia humana da 25ª dinastia.

A mostra também conta com uma seção interativa, com um vídeo 3D de monumentos que permite percorrer lugares no Egito Antigo. Os visitantes também poderão participar de atividades lúdicas, como escrever o nome em hieróglifo e tirar fotos com a esfinge e o faraó. Uma réplica de uma escavação e um livro eletrônico mostrarão parte do material registrado pelas equipes de Napoleão (de 1798 a 1801). Além disso, serviço de audiodescrição e objetos táteis serão disponibilizados pela equipe do Programa CCBB Educativo.

Serviço
Egito Antigo: do cotidiano à eternidade
Em cartaz:
De 19 de fevereiro a 11 de maio
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBBSP): Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01012-000
Datas e horários: Quarta a segunda, das 9h às 21 horas
Entrada gratuita.

Fonte: CCBBSP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *