CET cria guia de orientações sobre transporte correto e seguro dos pets

Mais de 2 mil vagas de emprego neste começo de ano
janeiro 6, 2020
Participe da 38ª edição do programa Recreio nas Férias
janeiro 8, 2020

CET cria guia de orientações sobre transporte correto e seguro dos pets

Foto: Pixabay/Divulgação.

É muito importante saber transportar os animais de estimação de forma correta e segura nos diferentes modais de transporte da capital paulista. Assim, a CET criou uma cartilha com diversas recomendações importantes, seja em âmbito municipal a nacional.

É fundamental respeitar as leis de trânsito ao se deslocar com seu pet e, na dúvida sobre os equipamentos adequados ao tamanho e às características de seu animal, consultar o seu veterinário de confiança.

Alguns pontos da cartilha

Nas ruas

Passear com o cachorro não é um evento esporádico, é uma necessidade diária. Os passeios ajudam a manter a saúde física e emocional do seu cão.

  • Ao caminhar com o pet, é recomendável que ele esteja sempre com a guia, mesmo os adestrados. Solto, sem coleira, aumentam os riscos de acidentes, como atropelamento. Pondere!
  • Por cidadania e higiene, recolha os dejetos do seu animal das ruas. Não esqueça de levar consigo sempre um saquinho ou jornal para esta finalidade.
  • Obrigatoriedade da coleira: Segundo o Decreto Estadual nº 48.533/2004, para algumas raças de cães (Mastim napolitano, Pit bull, Rotweiller e American stafforshire terrier) é obrigatório o uso de coleira, guia curta de condução, enforcador e focinheira para passeios em locais de grande aglomeração, como parques públicos, praças, ao redor de escolas e locais de acesso público.

Na bicicleta

  • Quem pedala também deve ficar atento com a segurança dos animais transportados. É recomendado que o pet esteja acomodado em uma cesta ou caixa de transporte e preso por exemplo por uma guia, para evitar quedas e acidentes.
  • Outros equipamentos para encaixar a coleira na bicicleta e mochilas próprias para pet também podem ser encontrados em lojas especializadas.
  • Para passear com seu pet de bicicleta, faça uma adaptação gradual com ele. Cuidado para não transportar peso que possa desequilibrar você e a bicicleta.

Patinete

De acordo com o Decreto Municipal nº 58.907/2019, as patinetes são destinadas somente para uso individual, sendo vedada a condução de passageiros, animais e cargas acima de 5kg.

Para ler o material na íntegra, clique aqui.

Fonte: Prefeitura de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *