Prefeitura de São Paulo amplia inclusão nas salas de aulas com equipamentos de Tecnologia Assistiva

Conheça o projeto Espaço Longevidade
novembro 26, 2019
Participe da 3ª Mostra Sesc de Cinema
novembro 28, 2019

Prefeitura de São Paulo amplia inclusão nas salas de aulas com equipamentos de Tecnologia Assistiva

Pensando na ampliação e fortalecimento da inclusão na rede municipal de ensino, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), entregará equipamentos de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência da rede municipal de ensino. O mesmo será feito para os servidores públicos da prefeitura, incluindo secretarias e empresas estatais, em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão (SG).
Segundo dados do IBGE, existem aproximadamente 1 milhão de pessoas com deficiência no município de São Paulo.

A entrega para os alunos será realizada na próxima quinta-feira (28), às 15h, no CEU Jaguaré, localizado à Avenida Kenkiti Simomoto, 80. Após a entrega haverá apresentação do espetáculo teatral “Ícaro”, um monólogo formado por depoimentos ficcionais de pessoas cadeirantes, construído a partir da visão, experiências e percepções sobre a deficiência do autor e ator Luciano Mallmann, que também se tornou um lesado medular ao sofrer um acidente.

Os funcionários públicos receberão os equipamentos no dia 3 de dezembro, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, às 10h, no CCSP – Centro Cultural São Paulo, localizado à Rua Vergueiro, 1000, Paraíso. O evento também seguirá com apresentação do espetáculo teatral “Icaro”.

Equipes das Secretarias envolvidas avaliaram individualmente alunos e funcionários, prescrevendo para cada um, as ajudas técnicas específicas para romper com as barreiras físicas e tecnológicas enfrentadas e garantir oportunidades em equidade com aqueles estudantes e servidores sem deficiências.

Serão entregues cerca de 1.080 equipamentos para 428 estudantes, dentre eles, destacamos: jogos educativos acessíveis ou adaptados, cadernos de pautas ampliadas, mesas táteis, ampliadores portátil, tablets, mesas escolares de regulagem, bengalas de alumínio dobrável, adaptadores para escrita, cadeirões de posicionamento, entre outros, que contribuirão com o ensino. Quanto aos servidores, serão, inicialmente, 200 pessoas beneficiadas, que receberão equipamentos como: cadeiras ergonômicas, digitalizadores, mouses, lupas, entre outros materiais.

Serviço: Entrega do Programa de Tecnologia Assistiva para Estudantes
Data: 28 de novembro
Horário: 15h
Local: CEU Jaguaré, Av. Kenkiti Simomoto, 80

Serviço: Entrega do Programa de Tecnologia Assistiva para Servidores
Data: 3 de dezembro
Horário: 10h
Local: CCSP – Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 100 – Paraíso – SPaulo – SP

Fonte: Prefeitura de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *