Biblioteca Mário de Andrade traz programação especial em homenagem ao Mês da Consciência Negra

Dia Nacional da Língua Portuguesa: São Paulo é a cidade com maior número de falantes do idioma
novembro 5, 2019
Contrata SP promove mais de 3 mil vagas temporárias para o final do ano
novembro 7, 2019

Biblioteca Mário de Andrade traz programação especial em homenagem ao Mês da Consciência Negra

Em homenagem ao Mês da Consciência Negra, a Biblioteca Mário de Andrade exibe filmes de sucesso com atores, diretores ou produtores negros. As sessões, gratuitas, acontecem nos dias 6, 20 e 27 e trazem sucessos recentes como O Ódio que Você Semeia, de George Tillman Jr., e o vencedor do Oscar Infiltrado na Klan, de Spike Lee. Nas matinês, são exibidos filmes que se tornaram clássicos.

Programação

No dia 06 (hoje), é exibido o divertido Mudança de Hábito, de Emile Ardolino. A comédia traz uma das atuações mais memoráveis de Whoopi Goldberg, papel pelo qual foi indicada ao Globo de Ouro. Ela também é a protagonista de A Cor Púrpura, de Steven Spielberg, pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Atriz. Inspirado no romance de Alice Walker, o filme de Spielberg é exibido no dia 27.

O cineasta Spike Lee tem dois filmes no dia 20: Faça A Coisa Certa, de 1989, e o recente Infiltrado na Klan, pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. O primeiro retrata uma confusão quando percebe-se que, em uma pizzaria do Brooklyn, não há nenhum negro retratado na parede de famosos. Já o outro é inspirado na história real de um policial negro que se infiltra na organização racista Ku Klux Klan.

Entre os filmes recentes, está o impactante O Ódio que Você Semeia, de George Tillman Jr., que ganha exibição no dia 6. O longa-metragem é inspirado no livro de Angie Thomas e retrata as consequências do racismo e da violência policial na vida de adolescentes. Já no dia 27, é exibido o filme mais recente do diretor de Corra!, Jordan Peele: o terror Nós conta a história de uma família que, durante uma viagem, é feita refém por uma família de aparência idêntica a deles.

Lei do vereador

Em 2006, por meio da Lei 14.160, o vereador instituiu Semana da Consciência Negra no Município de São Paulo no dia 20 de Novembro, data comemorada anualmente, em homenagem ao Dia de Zumbi dos Palmares, figura ícone da resistência negra à escravidão e líder do Quilombo dos Palmares. Ela visa elevar e destacar a cultura original da população negra e afrodescendente; estimular a cidadania e a solidariedade e promover a produção artística e cultural em todas as suas formas.

Serviço – Biblioteca Mário de Andrade.
Endereço: R. da Consolação, 94, Consolação. Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Centro.
Telefone: (11) 3775-0002.
Dias 6, 20 e 27, 16h e 19h. Grátis.

Fonte: Prefeitura de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *