Dia Nacional da Língua Portuguesa: São Paulo é a cidade com maior número de falantes do idioma

Participe da 9ª Edição do Contrata SP – Pessoa com Deficiência
novembro 4, 2019
Biblioteca Mário de Andrade traz programação especial em homenagem ao Mês da Consciência Negra
novembro 6, 2019

Dia Nacional da Língua Portuguesa: São Paulo é a cidade com maior número de falantes do idioma

O Brasil é um dos países que possui a língua portuguesa como idioma original, além de Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné-Bissau. E São Paulo é a cidade com maior concentração de pessoas falantes do idioma, com seus 12 milhões de habitantes. Assim, desde 2006 sob a Lei nº 11.310, é comemorado anualmente em 5 de novembro o “Dia Nacional da Língua Portuguesa”.

Estima-se que cerca de 250 milhões de pessoas são nativas em Língua Portuguesa. Ele só não é mais falado por nativos do que o Chinês, Espanhol, Inglês, Hindi e Árabe. No entanto, não basta apenas falar um idioma, é necessário conhecer suas especificidades e, para isso, a Escola tem um papel fundamental.

Para celebrar o nosso idioma, a Rede Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo possui uma plataforma que disponibiliza para consulta 33 Sequências Didáticas, com 139 atividades, que auxiliam qualquer educador de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental a fazer o planejamento de suas aulas. Todo o material é gratuito e pode ser acessado por qualquer pessoa no mundo.

A Língua Portuguesa na Rede Municipal

A Língua Portuguesa recebeu destaque durante a implementação do Currículo da Cidade para o Ensino Fundamental, que foi elaborado pelos profissionais da Rede Municipal, ao longo de 2017. Resultado de um trabalho dialógico e colaborativo, a ação teve a participação dos nossos estudantes por meio de um amplo processo de escuta, que mapeou anseios e recomendações sobre o quê e como eles querem aprender.

Em acordo com o Currículo da Cidade, desde o Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano), até o Ciclo Autoral (7º ao 9º ano), a aprendizagem da Língua Portuguesa acontece por meio de quatro atividades fundamentais – falar, ouvir, ler e escrever, as quais se realizam em práticas sociais diversas e onde os estudantes são estimulados a utilizá-la de forma autônoma.

Para facilitar o trabalho dos educadores no planejamento de diferentes atividades, a Secretaria Municipal de Educação construiu a Plataforma do Currículo Digital da Cidade de São Paulo. O site já possui 205 sequências de atividades produzidas por assessores e docentes em cursos realizados pela SME.

A Plataforma do Currículo Digital da Cidade de São Paulo está disponível para consulta, download e pode apoiar o planejamento de qualquer educador que atue no Ensino Fundamental. Há sugestões para todos os Componentes Curriculares e elas já estão alinhadas com os Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Currículo da Cidade dos diferentes componente curriculares, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da UNESCO, presentes no currículo e com as Orientações Didáticas.

Fonte: Prefeitura de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *