SESSÃO SOLENE: VILA NOVA CACHOEIRINHA

Participe da Jornada do Patrimônio 2019
agosto 16, 2019
Participe da prevenção das hepatites virais
agosto 19, 2019

SESSÃO SOLENE: VILA NOVA CACHOEIRINHA

Foto: Fotografia_CCI/CMSP.

Na noite de ontem aconteceu a Sessão Solene em Comemoração aos 86 anos do bairro Vila Nova Cachoeirinha no Colégio Nova Cachoeirinha, promovida pela Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Claudinho de Souza. Foi uma noite repleta de momentos especiais, principalmente por prestigiar junto dos homenageados, autoridades e demais convidados, as diversas histórias que este bairro tem a nos presentear.

Sobre os homenageados

Auto Elétrico Estatus

Paulo Augusto é mineiro e chegou à São Paulo em 1970 juntamente com seus pais e sete irmãos. Casado, tem um filho, morou no bairro do Mandaqui e tem seu comércio na Vila Nova Cachoeirinha há 30 anos. A Auto Elétrico Estatus está no bairro desde 1988. Faz diversos trabalhos com automóveis, mas o foco principal é o conserto dos veículos. Os clientes mais antigos marcam presença no estabelecimento, que é muito conhecido no bairro. Segundo Paulo, são muitas histórias para contar, pois são longos anos atuando no mesmo local.

Wesley Cesar Lodi Costa

Casado há 10 anos com Sra. Maxlene Santos, tem um filho Nycolas Santos Costa, natural de São Paulo, tem 45 anos e é formado em Administração de Empresa pela faculdade Sumaré. É professor de Elétrica e atualmente trabalha na empresa Porto Seguro. Também é DJ e cerimonialista. Mora na Vila Nova Cachoeirinha desde que nasceu. É presidente da associação para o desenvolvimento de Vila Nova Cachoeirinha e Região.

Mario Maeda Junior

Formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão de Pessoas e pós-graduado em Gestão Pública, mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Tomada de Decisão. Tem 10 anos de experiência no setor bancário, cinco anos de experiência como representante comercial, professor universitário durante 13 anos e dois anos exercendo funções em cargos públicos.

Luiz Dosigno

Nasceu em 27 de agosto de 1943. É proprietário da Auto Mecânica Luizão há mais de 40 anos, e atua como mecânico desde os 10 anos. É natural de São Paulo. Tem um carinho enorme pela Vila Nova Cachoeirinha, principalmente por já ter vivido diversas histórias junto aos seus clientes.

Hebrom Móveis

A Hebrom Móveis e Decorações foi inaugurada em setembro de 2009. Atuando no comércio de Móveis e Decorações, o Sr. Rogério Marques e Silvana Dimas Marques, tiveram como objetivo atender a população com móveis que trariam um maior conforto e qualidade. Estudando e analisando as necessidades de cada cliente, chegaram à conclusão de fabricar móveis sob medidas para que os clientes pudessem ter um melhor conforto e qualidade dentro do seu lar. E durante estes anos realizaram diversos projetos e fomentaram o comércio da região.

Pastor Gilson Julio da Silva

É formado em Psicologia e Teologia e atualmente cursa mestrado em Teologia Profissional. É casado com Elisete e pai de Carolina e Camila. É pastor na 1° Igreja Batista da Vila Nova Cachoeirinha há 16 anos e morador do bairro há 57 anos. Faz parte de uma ONG chamada ACEB – Associação Comunitária Esportiva Beneficente, no qual realiza diversos trabalhos sociais, inclusive com o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA SP) em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

Ewerton Barros Xavier da Silva

Formado em Pedagogia e em Teologia, Mestrando em Teologia, atua como auxiliar contábil focado no terceiro setor. Presidente da entidade ACEB há mais de 10 anos é coordenador pedagógico do MOVA São Paulo na entidade. Atua como Representante Regional do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos pela Diretoria Regional de Educação Freguesia do Ó/ Brasilândia, onde dirige os Fóruns Regionais do Movimento. Auxilia nas aulas do EJA – Educação de Jovens e Adultos na Faculdade Sumaré. Seu trabalho é voltado ao combate do Analfabetismo.

Samuel de Jesus Santos Pereira

Casado com Denize e pai de Sarah. É presidente da Associação Comunidade Moradia e Lazer. Líder comunitário do Jardim Santa Cruz. Atualmente trabalha como vendedor autônomo. Atua na área social da comunidade, pedindo e cobrando a Subprefeitura por melhorias no seu bairro no que tange segurança, zeladoria, entre outras.

Carlos Eduardo de Oliveira Pinto

Dançarino, produtor cultural, coreógrafo e professor. Carlos desenvolve um trabalho social com o grupo de Dança Identidade em Movimento há 10 anos no Centro Cultural da Juventude. Morador do bairro desenvolve atividades com a 3° idade, jovens, crianças e adultos na Vila Nova Cachoeirinha. Atualmente, transformou sua Produtora em um laboratório de pesquisas onde procura aprender e estudar todos os caminhos que a cultura nos oferece e assim tirar os jovens da rua, estimulando e formando futuros artistas e educadores.

Janete Cardoso de Oliveira

Trabalha no Hospital Municipal Maternidade Cachoeirinha Mario de Moraes Altenfelder Silva desde 1988. Trabalhou no setor de Gestão de Pessoas nos primeiros oito anos. Em 2001 foi convidada a fazer parte da Diretoria de Departamento Técnico da Maternidade, onde trabalha como Assistente de Gestão de Políticas Públicas. Para Janete, a maternidade é um local apaixonante e diferente de se trabalhar. Por ter aberto mão de alguns planos para persistir nesta carreira, não se arrepende e demonstra toda gratidão pelo que já realizou e realiza. É cantora e compositora de MPB e outros estilos. Participou de SARAUS como cantora, promovido por Instituição Social na Zona Norte. Considera a Vila Nova Cachoeirinha o melhor bairro para se morar na zona norte.

Neusa da Silva Gomes

Formada em Serviço Social pela FMU. Pós-graduada pela Unifesp na área de Dependência de Álcool e Outras Drogas. Atuou no Centro de Referência em Álcool e Outras Drogas do Governo do Estado de São Paulo. Tem especialização na área de Saúde do Trabalhador tendo atuado em Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e Vigilância Sanitária da Prefeitura do Município de Franco da Rocha. Foi presidente da Associação Espaço da Cidadania de Vila Espanhola atuando com mulheres na região. Participou da Associação de Comerciantes de Vila Nova Cachoeirinha. Atualmente ocupa o cargo de Diretora Técnica de Saúde junto ao Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha do Governo do Estado de São Paulo com foco no Serviço Social e na Humanização do Hospital.

Coronel PM José Roberto Rosas Junior

Aos 15 anos de idade ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco como cadete da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Atualmente, é Assessor da Diretoria do Departamento de Serviços Viários da cidade de São Paulo. Na região, foi Comandante do 47º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, comandou com dedicação e resultados, por dois anos. É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais e em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Pós-graduado em Política e Estratégia, em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra de São Paulo. Mestrado em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos e em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. É doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

João Donizete de Sá Ferreira

Bacharel em Ciências Contábeis. Pós-graduado em Formação de Professores para o Nível Superior e em Contabilidade Pública. É diretor do Fundo Municipal de Habitação da Secretaria de Habitação da Prefeitura de São Paulo, supervisor de Finanças da Subprefeitura Casa Verde Cachoeirinha. Foi chefe de seção e encarregado no departamento da Contadoria do Município de São Paulo. Atualmente ocupa o cargo de supervisor de finanças da Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha. Foi presidente do Lions Clube São Paulo Vila Nova Cachoeirinha onde desenvolveu várias ações sociais. É professor na Universidade de Guarulhos em diversas áreas da Contabilidade.

Walter Herman de Araújo

Nascido em São Paulo, filho de Arminda Ferreira de Araújo, umas primeiras cabeleireiras do bairro e filho de Ibraim de Araújo. É casado e pai de três filhos. É jornalista fundador do jornal Folha da Cachoeirinha em 1993, desde então divulga a história da Vila Nova Cachoeirinha através de entrevistas com os moradores do bairro. Foi eleito para o Conseg da Cachoeirinha como diretor social, foi vice-presidente na Associação de Vila Hebe. Foi um dos fundadores da Associação dos Comerciantes de Vila Nova Cachoeirinha e diretor social no Lions Clube Cachoeirinha. É pesquisador e entrevistador na Associação Nipo-brasileira de Vila Nova Cachoeirinha.

GCM Lourival Silva de Alcântara

O Classe Especial, Lourival Silva tem formação formal e cursos voltados para a área de Direitos Humanos, como Mediação de Conflitos e Atendimento a Mulheres em Situação de Violência, o senhor Lourival está sendo homenageado por sua atuação ao longo dos 26 anos de dedicação na Guarda Civil Metropolitana.

Dra. Sofia de Medeiros Feres

Doutora Sofia de Medeiros Ferez nasceu em 1958, é formada desde 1987 em Clínica Geral e Geriatria com especialização em Estratégia Saúde da Família desde 2014. Médica especializada em atendimento à refugiados, voluntária na missão de Paz e Compassiva na Unidade Básica de Saúde da Vila Espanhola tratando pacientes de alta vulnerabilidade proporcionando acessibilidade, prevenção e promoção em saúde.

Colégio Nova Cachoeirinha

Tudo começou em 1981, com a Educação Infantil (Escola de Educação Infantil Tia Tina). Sentindo a necessidade de atender aos pais, foi implantado o ensino Fundamental e formada a 1ª série em 1998, a partir de então a Escola de Educação Infantil Tia Tina passou a chamar Colégio Nova Cachoeirinha, em homenagem ao bairro. Mas o crescimento não parou, implantando logo em seguida o Ensino Médio. Atualmente o Colégio Nova Cachoeirinha, CNC como é carinhosamente chamado, possui 1200 alunos e 80 professores e funcionários, com sua gestora sendo Maria Matilde Cerrone. Em 2016 o colégio completou 35 anos de existência. Acreditam que o trabalho com qualidade na educação nunca deve ser acomodado.

Sobre o bairro

No último dia cinco de agosto o bairro da Vila Nova Cachoeirinha completou 86 anos de existência. O seu nome teve origem de uma cachoeira da região que foi soterrada para dar lugar à Avenida Inajar de Souza. Antigamente a região era repleta de fontes naturais. No Largo do Japonês, existia um riacho e no local onde é o Hospital e Maternidade de Vila Nova Cachoeirinha haviam lagos e cachoeiras que serviam como área de lazer e de piquenique para os moradores. Os primeiros moradores do bairro foram os membros da colônia japonesa que trabalhavam nas chácaras de plantio de batatas e hortaliças. Por volta de 1944 nasceu no Largo do Japonês a primeira casa comercial do bairro, pertencente a uma família de imigrantes de origem nipônica. Na saúde pública, a região é atendida pelo Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha e pelo Hospital Municipal Maternidade Escola, fundado em 1972 que é considerado referência nacional no atendimento à Saúde da Mulher, da Gestante e do Recém Nascido de Alto Risco. O bairro conta também com o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, e o Terminal de Ônibus Vila Nova Cachoeirinha que conta com mais de 20 linhas que interligam o Bairro a outras regiões da Capital. Parabéns aos moradores da Vila Nova Cachoeirinha.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *