Livro de contos autorais será produzido por estudantes da rede municipal

Pinacoteca promove mostra com obras de Marepe
agosto 2, 2019
Respeito e preferência pelo pedestre será ilustrado por meio de mímicas em ações ao Dia Internacional do Pedestre
agosto 6, 2019

Livro de contos autorais será produzido por estudantes da rede municipal

Por meio de uma iniciativa inédita realizada pela Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Educação (SME), os estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas municipais, poderão até o dia 16 de agosto, produzir contos autorais que serão publicados no livro “Antologia de Contos do Ensino Fundamental”, previsto para ser lançado em dezembro.

Organizado pela Coordenadoria Pedagógica da SME, a iniciativa pretende promover a escrita criativa, realizando a divulgação de contos autorais produzidos por estudantes do Ensino Fundamental, além de criar condições para o fortalecimento do protagonismo juvenil, por meio da criação literária.

Podem participar estudantes do ensino fundamental (do 3º ao 9º ano) de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, desde que cumpram três pré-requisitos:

1. Ter anuência do (a) diretor (a) da escola;
2. Possuir autorização dos (as) responsáveis;
3. O (a) professor (a) responsável deverá realizar a sua inscrição e dos estudantes pelo e-mail oficial da escola, comprometendo-se a ir e acompanhar o (a) estudante selecionado, no dia do lançamento do livro, no Seminário de Língua Portuguesa, que ocorrerá na primeira semana de dezembro de 2019 em local a ser divulgado. Para participar, os gêneros/textos literários aceitos para inscrição são:


3º ano – final de conto;

4º ano – final de conto;

5º ano – conto popular;

6º ano – conto de assombração/mistério;

7º ano – conto de aventura;

8º ano – conto popular;

9º ano – miniconto.

O livro será composto por, pelo menos, duas produções de cada uma das categorias descritas acima. A depender do número de páginas, pode-se publicar até o limite de quatro produções para as mesmas categorias.

Sobre as inscrições

Os candidatos só podem inscrever-se em uma das categorias acima. Devem ser enviados quatro arquivos para o e-mail: smecopedfundmedio@sme.prefeitura.sp.gov.br

Arquivo 1 – Ficha de inscrição devidamente preenchida;

Arquivo 2 – Versão final do texto inscrito em Microsoft Word – sem identificação alguma, seguindo o Modelo; 

Arquivo 3 – Versão final do texto inscrito em PDF – sem identificação alguma;

Arquivo 4 – Autorização para uso de imagem digitalizada e devidamente assinada pelo (a) responsável.

Não há um número limite de inscrições para estudantes, todos que desejarem podem se inscrever, porém, o número de textos publicados no livro será limitado de acordo com a categoria de inscritos.

Sobre a avaliação

Entre os dias 19 e 30 de agosto, uma banca constituída por 36 formadores de Língua de Portuguesa das Divisões Pedagógicas das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e que foram regentes da formação “Produção de Textos Escritos no Ciclo Interdisciplinar e/ou no Ciclo Autoral”, além dos formadores da Divisão de Ensino Fundamental e Médio, farão a avaliação dos textos enviados. A banca fará a avaliação em pares, atribuindo notas de 0 a 100 para cada um dos textos, seguindo os critérios estabelecidos no regulamento.

Os resultados serão divulgados entre 02 e 13 de setembro, no site da SME. O professor responsável receberá, no e-mail, que enviou os arquivos, as fichas de avaliação da banca de seleção. O lançamento da obra, com com sessão de autógrafos, está previsto para 3 de dezembro.

Arquivos importantes

Para mais informações: Regulamento

Modelo – Final de conto

Modelo – Contos de assombração, mistério e minicontos

Fonte: Prefeitura de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *