SESSÃO SOLENE: CASA VERDE

Prefeitura libera tráfego de veículos na Ponte da Freguesia do Ó
junho 13, 2019

SESSÃO SOLENE: CASA VERDE

Na noite de ontem (13) ocorreu a Sessão Solene em Comemoração aos 106 anos do bairro Casa Verde no Colégio Nossa Senhora das Dores, promovida pela Câmara Municipal de São Paulo por iniciativa do vereador Claudinho de Souza. Uma noite repleta de momentos especiais, principalmente para os homenageados, que fazem do bairro um local com muitas histórias a serem compartilhadas.

Com apresentação do do Coral do Colégio Nossa Senhora das Dores que promoveu um musical com o tema da Broadway executando as músicas temas de Fantasma da Ópera, Cats, Rei Leão, Aladim e Mudança de Hábito, a solenidade reuniu autoridades que desempenham grandes trabalhos na Zona Norte, incluindo o bairro homenageado.

Sobre os homenageados

Colégio Nossa Senhora das Dores

Em 1948 a Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora mandou construir um pavilhão com três grandes salas de aulas. Em fevereiro do mesmo ano, iniciou suas atividades com quatro classes de curso primário, além do jardim da infância. Em 1950, o Colégio já contava com 455 alunos, distribuídos em três períodos. Nesse mesmo ano, a Congregação adquiriu outro imóvel e iniciou a construção de um prédio, para fins de ensino ginasial, além da “Escola Normal”, como eram chamados esses segmentos, à época.

Desde a sua fundação, o CNSD acolheu, em seu coração, milhares de alunos que, durante sua trajetória educacional, receberam valiosos fundamentos éticos, morais e cristãos sobre os quais alicerçaram sua vida pessoal, familiar e profissional. Hoje, o Colégio Nossa Senhora das Dores é referência na Zona Norte, seus mais de 70 anos de existência fazem do Colégio um grande ícone do bairro da Casa Verde.

Maria Aparecida Alves Dias

Maria Aparecida Alves Dias nasceu em 03 de abril de 1944 na cidade Ribas do Rio Pardo no estado do Mato Grosso do Sul. Viúva de Nilton Dias Melhado tem uma filha, Alessandra Alves Dias. Ainda jovem iniciou seu trabalho como doméstica e posteriormente como vendedora. No ano de 2000, foi convidada para participar do Conselho Gestor de Saúde, na Supervisão Técnica de Saúde Casa Verde, Cachoeirinha e Limão, na Unidade Básica de Saúde da Vila Espanhola e no Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha. Fez diversos cursos na área da saúde além de participar de diversas conferências como a 1ª Conferência Municipal da População Negra e a 12ª Conferência Nacional em Brasília. Atualmente frequenta a Universidade Aberta à Terceira Idade, um programa de ciclo de palestras da Universidade de São Paulo.

Ivan de Lima Cruz

Ivan reside no bairro de Casa Verde há 63 anos, casado com Floripes de Oliveira de Souza Cruz, tem dois filhos: Leonardo e Guilherme. É professor, formado em Engenharia Elétrica, Matemática e Pedagogia. Lecionou vários anos em escolas particulares e também na rede pública de ensino. Ivan sempre participou ativamente de trabalhos sociais, culturais e politico da nossa região e é membro de diversas entidades como Lions Clube, Sociedade Amigos do Jardim Cachoeira e Sociedade Pró Melhoramentos Beneficente de Vila Nova Cachoeirinha. Também participou da pesquisa e elaboração da história do bairro de Vila Nova Cachoeirinha. Tem um enorme respeito e carinho por esta região que o viu nascer e sempre está envolvido nas reivindicações da nossa região.

Dr. Fabio Russo

Dr. Fábio nasceu no bairro da Casa Verde há 49 anos, é formado em Ciências Jurídicas e Sociais, possui vários cursos de aperfeiçoamento dentro da área jurídica, casado com Patrícia Russo, é Conciliador da primeira vara do juizado especial cível do foro regional de Santana/São Paulo, presidente por quatro mandatos da comissão eleitoral da OAB subseção de Santana e participa ativamente da Sociedade Amigos de Casa Verde, aonde exerceu vários cargos de diretoria, tendo inclusive exercido o cargo de presidente.

Sociedade Amigos de Casa Verde

No dia 22 de março de 1943, um grupo de amigos compartilhava uma ideia comum: criar, na Casa verde, uma entidade que representasse o bairro junto aos poderes públicos, reivindicando melhorias, e que ainda possibilitasse a formação de um ponto de encontro para confraternizações. O projeto foi posto em prática e assim nasceu a Sociedade Amigos de Casa Verde. Entre seus sócios fundadores estão nomes como: Rodolfo Wenzel, Cézar Castiglioni Júnior, Antonio de Menezes Júnior, Danilo Fornazari, Adib Zaidan Haddad, Genaro Nápole, Venoni de Campos Moreira, Humberto Fanganiello, Paulo Alzires, Manoel Garcia, Bruno André Costa, Luiz Novoa, Antonio Lopes Marin, Salin Amim Nacle, entre muitos outros.

Dr. Otacílio Ribeiro

Dr. Otacílio reside no bairro da Casa Verde há 69 anos, é procurador federal aposentado e Presidente da Sociedade Amigos do Parque Peruche, Coordenador da Escola de Samba Unidos do Peruche, exerceu o cargo de presidente da Escola de Samba Unidos do Peruche, Presidente em exercício da Associação das Velhas Guardas das Escolas de Samba do Estado de São Paulo, Secretário geral da Associação dos Clubes mantenedores da área de esporte do Campo de Marte e fundador e coordenador geral do movimento pela construção do parque público Peruche. O homenageado é defensor ferrenho dos campos de futebol varzeano do bairro.

Fabio Amorim

Fábio nasceu no bairro da Casa Verde há 55 anos, é casado e tem três filhos. Comerciante estabelecido no bairro desde 1986 no ramo moveleiro participa ativamente de todos os movimentos que vise o bem estar da comunidade. É presidente da Câmara de dirigentes lojistas de Casa Verde por três gestões. É diretor de expansão zona norte da Federação da Câmara Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo e coordenador do Conselho Participativo Municipal Casa Verde/Cachoeirinha desde 2017. Membro do Conseg Casa Verde/Santana e da organização social dos moradores e amigos da Casa Verde, além do Lions Clube São Paulo-Casa Verde.

Genaro do Nascimento Santos

Genaro do Nascimento reside no bairro desde que nasceu há 53 anos, divorciado, pai de Larissa e Laís. É bacharel em Direito com especialização em Direito Tributário. Atualmente exerce a profissão de Corretor de Seguros. Possui dezenas de cursos de especialização no ramo securitário. Participa ativamente da Associação Atlética AZ de Ouro, onde exerceu vários cargos de diretoria e atualmente exerce o cargo de presidente. Também faz parte do conselho deliberativo da Escola de Samba Unidos do Peruche.

Francisco Nicoletti Filho

O senhor Francisco Nicoletti Filho nasceu na Rua Zilda há 76 anos. Comerciante, estabelecido há mais de 30 anos no ramo automotivo é conhecido no bairro como Chiquinho do Vasco. Chiquinho participou de vários clubes da várzea de Casa Verde, tendo se destacado no Vasco da Gama da Casa Verde, onde exerceu o cargo de presidente por três mandatos. Participa de vários segmentos de interesse do bairro, que vise o bem-estar do próximo.

Luiz Carlos Delphino de Azevedo

O homenageado reside no bairro de Casa Verde há 71 anos, divorciado, pai de cinco filhos. Técnico em contabilidade e administração, exerceu o cargo de tesoureiro da Escola de Samba Unidos do Peruche de 1985 a 1988; Presidente da APM na Escola Estadual Colombo de Almeida de 1984 a 1986; idealizador do grupo Amamos a Casa Verde no Facebook; presidente no Clube Boi Malhado F.C. de 1990 a 1994. Participou de vários clubes no bairro na década de 60/70 tais como: Az de Ouro, União Casa Verde, Baruel F.C., Cano do Rio, e muitos outros.

Vera Lúcia dos Santos

Vera Lucia dos Santos nasceu em 24 de janeiro de 1957. Mora no bairro há 57 anos, e se diz muita satisfeita e feliz por morar em um local que acolheu a ela e sua família de forma carinhosa e protetora. A história de sua família é inspiradora, pois estão ligados Escola de Samba Peruche, que tradicionalmente, juntamente com a comunidade quilombola, tem na família o sangue carnavalesco e de sua ancestralidade.

Bloco Azaração Casaverdense

Em 2017 os amigos nascidos no bairro da Casa Verde decidiram participar do Carnaval de Rua de São Paulo e criaram o Bloco Azaração Casaverdense. O nome escolhido por um dos fundadores foi sugerido pela junção do nome da Rua Zara com o nome do bairro. A sintonia musical e personalidade são características marcantes do Bloco, a inspiração musical passa por diversos ritmos e por fortes influências do samba. As letras expressam sentimentos de jovens conectados com a realidade do mundo atual em nossa comunidade. Hoje, o Bloco Azaração é motivo de orgulho e sucesso para toda comunidade com suas ações sociais e culturais.

Time Grêmio Esportivo Centenário da Casa Verde

Fundado pelo Sr. Armando Viegas em 15 de novembro de 1944, o Grêmio Esportivo Centenário nasceu na Praça Centenário Casa Verde. Em breve completará 75 anos de existência com inúmeros jogos e títulos conquistados. Alguns dos grandes nomes por trás do time: Fausto Gaspar, Norival Vilem, Adhemar Ferreira da Silva e Edson Sena.

Gisele Freitas de Souza

Nascida no bairro da Casa Verde Alta, de família portuguesa, é engenheira civil, pós-graduada em Administração de Empresas e Engenharia do Trabalho e Meio Ambiente, comerciante no bairro há 43 anos. Participa da Associação dos Pequeninos do Meio Ambiente que promove desenvolvimento de reabilitação e autoestima aos jovens através do esporte como MuayThai e Futsal. Gisele também promove trabalhos de conservação e manutenção nas praças e vias públicas, conscientização aos carroceiros junto aos Ecopontos, orientação e implantação do Programa Vizinhança Solidária em parceria com o Conseg.

Ana Maria Cristina de Lima Coimbra Luciano

Ana Maria nasceu em 1973 e reside na região há 44 anos, é educadora social, casada com o Sr. Ezequias Luciano há 29 anos, mãe de Rodolfo, Raquel e Luciano. É representante da Associação UMAJA- União de Moradores e Amigos do Jardim Antártica desde 2013. É defensora popular nas mediações e interlocuções, sempre a pedido dos moradores na área de moradia, saneamento básico, urbanizações e pavimentações, entre outros. Faz parte do Conselho Gestor da Área do Projeto Pai 12 – Renova São Paulo. Foi conselheira participativa Municipal da Subprefeitura Casa Verde formalizando solicitações de demandas da Casa Verde, Limão e Cachoeirinha. Atualmente, faz parte das discussões de luta com a União de Associações de moradia Paulistana e do grupo de defesa da criança e do adolescente.

Cláudio Hiroshi Kitamura

Claudio é proprietário do Buffet Pimenta Real Gastronomia, situado no bairro da Casa Verde. Com grande experiência no segmento, Claudio é especialista na culinária asiática. Passou por grandes buffets de São Paulo e do interior tais como Buffet Payard, Charlot, Tropikos, Clube Sírio, entre outros. Ministrou mais de 300 aulas de culinária para diversas empresas. Atende empresas como a Sakura, Bifum, SENAC, Hospital Nipo-Brasileiro e muitos outros.

Ícaro Roberto Fagundes

Ícaro Roberto Fagundes, nascido em São Paulo capital, divorciado, formado em Gestão Ambiental e Gestão de Políticas Públicas, entrou para política nos anos 90, saindo candidato a vereador por São Paulo, pela primeira vez, no ano de 2004. Já ocupou cargos públicos municipais de coordenação em cinco secretarias municipais. Em 2005 atuou como coordenador de equipamentos esportivos da SEME. Em 2008 como assessor de gabinete Secretária Municipal de Obras e Serviços. É forte liderança comunitária da Zona Norte, onde reside há 40 anos.

Antônio Carlos Oliveira dos Santos Xavier

Antônio Carlos nasceu em 16 de junho de 1959 e é dono do famoso Salão de cabeleireiro Black Power e um dos idealizadores dos bailes de Santa Maria. Casado com Maria Aparecida, Antônio Carlos já viveu diversas histórias junto aos seus clientes nestes 36 anos como barbeiro. Tem um carinho enorme pelo bairro da Casa Verde.

Os Guardas Civis Metropolitano: Ana Lucia da Silva Oliveira, Walter Azevedo da Silva e Alexsandro Pereira Costa

Ana Lucia da Silva Oliveira nasceu em 13 de setembro de 1965, e exerce o cargo Classe Distinta na Inspetoria Casa Verde. É graduada em Gestão de Projetos Sociais e Serviço Social pela UNINOVE.

Walter Azevedo da Silva nasceu em 06 de agosto de 1966 e exerce o cargo de Classe Especial na Inspetoria Casa Verde.

Alexsandro Pereira Costa nasceu em 30 de janeiro de 1973 e exerce o cargo de Comandante Regional da Inspetoria da Casa Verde. É graduado em Gestão de Segurança Pública e pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior e Segurança Pública.

Lilian Gabriela Barbosa Costa

Lilian Gabriela Barbosa Costa é um prodígio no futebol, com apenas 15 anos, juntamente do time Complexo da Casa Verde, conquistou o troféu Campeão Feminino São Paulo 2019 do campeonato Taça das Favelas. E em breve estará em Itu, durante um mês e meio para treinar pelo time do Palmeiras. E com toda a garra e determinação, além do carinho e cuidado de sua mãe, Maria de Fátima, Lilian terá um grande futuro pela frente.

Sobre o bairro

Nos meados do século XIX, um sítio na margem do rio Tietê levava o nome de Casa Verde, e o nome passou para o bairro que aí se formou. O sítio era propriedade de José Arouche de Toledo Rendon. Nos primeiros anos da vila paulistana havia uma fazenda – depois repartida em sítios e chácaras – pertencentes ao lendário Amador Bueno e sua esposa, dona Bernarda Luís Camacho. As ricas terras abrigaram grandes trigais, chá, café e também videiras.

Em 1897 as terras foram loteadas para criar o bairro Vila Tietê, porém a população continuou chamando o lugar de Casa Verde. Dessa forma, no correr dos anos, o grande sítio acabou virando um amontoado de pequenos bairros, todos com a mesma origem e história e quase com o mesmo nome, como Casa Verde Alta, Casa Verde Média, Casa Verde Baixa. A Casa Verde acabou por tornar-se um distrito da capital, espremido entre Freguesia do Ó e Santana, com 83.615 habitantes. Seu aniversário comemora-se em 21 de maio e o bairro acaba de completar 106 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *