Saiba mais sobre o edital do Programa Jovem Monitor Cultural

Grafites na Brasilândia homenageiam futebol feminino
junho 3, 2019
Prevenção e tratamento do glaucoma na rede de Saúde
junho 5, 2019

Saiba mais sobre o edital do Programa Jovem Monitor Cultural

O Programa Jovem Monitor/a Cultural (PJMC) é um programa de formação e experimentação profissional em gestão cultural para as juventudes, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) da Prefeitura de São Paulo. Em 2017, o PJMC passou contar com a parceria do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas, somente através do preenchimento deste formulário, até ás 23h59 do último dia das inscrições que estarão abertas durante o período de 30 de Maio de 2019 a 30 de Junho de 2019. São 225 vagas para o 2° semestre de 2019. O principal objetivo do programa é a interação entre a comunidade e os equipamentos culturais da Secretaria Municipal de Cultura, estimular, por meio de atividades culturais, a inserção socioeconômica e desenvolver a formação e a experimentação profissional, bem como facilitar a continuidade dos estudos de jovens que ingressarem no Programa. A duração do módulo 2019-2020 é de 12 meses (um ano).

Segunda fase

Serão chamados para a 2ª fase até 900 candidatos, melhores colocados na 1ª fase. Consistirá na avaliação da participação em Dinâmicas de Grupos com os candidatos habilitados e e os membros da Comissão de Seleção de 29 de julho a 02 de agosto de 2019. O local e horário das dinâmicas serão divulgados no Diário Oficial da Cidade de São Paulo no dia 23 de julho de 2019. A divulgação dos convocados se dará em 13 de agosto de 2019.

Terceira fase

A 3ª fase de caráter eliminatório e classificatório consistirá em entrevistas – nos dias 29 de agosto a 05 de setembro de 2019 – com os gestores dos equipamentos e/ou departamentos da Secretaria Municipal de Cultura e a apresentação de documentos comprobatórios das informações fornecidas na 1ª fase de inscrições, sendo essa eliminatória. Os candidatos que forem escolhidos, irão receber os seguintes benefícios:

  1. Auxílio pecuniário mensal de R$ 1.000,00 (mil reais);
  2. Auxílio refeição de R$10,00 (dez) por dia de atuação.

A divulgação dos convocados se dará em 12 de setembro de 2019. A primeira lista dos escolhidos será lançada em 25 de setembro de 2019. As atividades tem previsão de início para 05 de outubro de 2019. Para saber mais informações a respeito do programa, leia o editorial na íntegra. Para ter acesso ao formulário, clique aqui. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: jovemmonitorcultural@prefeitura.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3397-0173.

Histórico do programa

Voltada para o desenvolvimento artístico e atendimento ao público, o Jovem Monitor/a Cultural foi iniciado em 2008, na cidade São Paulo, focado na formação de jovens de 18 a 29 anos para atuação em equipamentos/departamento culturais. No ano seguinte, é instituída a Lei 14.968/09 e, posteriormente, regulamentada pelo Decreto 51.121/09, que cria regras e procedimentos do programa. O programa inova ao promover uma formação combinada em que o/as jovens ampliam seu repertório e experimentam, na prática, os diversos aspectos da gestão cultural. Além disso, a formação conta com uma perspectiva teórica sobre questões que envolvem a diversidade das juventudes e das manifestações culturais, cidadã, direito à cidade, questões étnico-raciais e de gênero.

Fonte: Prefeitura de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *