Fundação Paulistana: abertas as inscrições para cursos técnicos na área da saúde

Saiba mais sobre a 22ª campanha de vacinação contra Influenza
abril 8, 2019
Aulas de Karatê no CEU Pêra Marmelo
abril 10, 2019

Fundação Paulistana: abertas as inscrições para cursos técnicos na área da saúde

A Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, abriu inscrições para o processo seletivo de seis cursos profissionalizantes gratuitos na área da saúde. As aulas acontecerão na Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, na Zona Leste da cidade. São 540 vagas para as áreas de análises clínicas, cuidador de idosos, farmácia, gerência em saúde, hemoterapia e saúde bucal.

Os interessados poderão se inscrever pelo site da Vunesp – Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista até o dia 16 de maio, mediante preenchimento do formulário e pagamento da taxa de inscrição de R$ 33,00. Para participar do processo seletivo é necessário estar cursando ou já ter concluído o terceiro ano do ensino médio.

A prova será realizada no dia 9 de junho. Os alunos da rede pública terão bônus de 15 pontos a mais no exame e os que residem na Cidade Tiradentes terão outros 15 pontos. Na data, o candidato deverá comparecer com 30 minutos de antecedência com comprovante de inscrição, identidade e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

O resultado do processo será divulgado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo no dia 28 de junho de 2019. Os 45 primeiros classificados em cada curso deverão realizar a matrícula nos dias 10, 11 e 12 de julho.

Os cursos terão duração de três semestres e serão realizados na Escola Makiguti, localizada na Avenida dos Metalúrgicos, 1.945, Cidade Tiradentes. O estágio obrigatório para conclusão do curso deverá ser realizado fora do horário de aulas e nos módulos II e III de cada curso. Após finalizar o segundo módulo, o aluno receberá o certificado de auxiliar, o que já possibilitará oportunidades no mercado de trabalho.

Sobre os cursos

Técnico em Análises Clínicas
Auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório – automatizadas ou técnicas clássicas – necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Colabora, compondo equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas. Opera e zela pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde. Em sua atuação é requerida a supervisão profissional pertinente, bem como a observância à impossibilidade de divulgação direta de resultados.

Técnico em Saúde Bucal
Atuando na promoção, prevenção e controle das doenças bucais, promove e participa de programas educativos e de saúde bucal, orientando indivíduos e grupos, principalmente com relação à escovação e aplicação de flúor. Participa da realização de estudos epidemiológicos em saúde bucal. Realiza, sob supervisão do cirurgião-dentista, atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo. Supervisiona, sob delegação, o trabalho do auxiliar de consultório dentário. Controla estoques e gerencia a manutenção do aparato tecnológico presente num consultório dentário.

Técnico em Gerência em Saúde
Participa do planejamento, controle e avaliação da implementação de políticas públicas de saúde. Gerencia serviços e unidades de saúde e seus processos de trabalho. Assessora estudos de custos e viabilidade e desenvolve projetos de gestão em saúde. Participa do tratamento estatístico de indicadores de saúde, além de atuar na previsão e provisão do sistema de estoque, compras e distribuição de material.

Técnico em Farmácia
Realiza operações farmacotécnicas, identificando e classificando os diferentes tipos de produtos e de formas farmacêuticas, sua composição e técnica de preparação. Auxilia na manipulação das diversas formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas e homeopáticas, assim como de cosméticos, sob a supervisão do farmacêutico. Executa as rotinas de compra, armazenamento e dispensação de produtos, além do controle e manutenção do estoque de produtos e matérias-primas farmacêuticas. Atende as prescrições médicas dos medicamentos e identifica as diversas vias de administração. Utiliza técnicas de atendimento ao cliente, orientando-o sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos.

Cuidador de Idosos
Capacita profissionais que buscam trabalhar e/ou empreender na área. Entre os temas abordados estão os cuidados relativos à higiene e à saúde, de forma ética e humanizada, imunização do idoso e medicamentos e Primeiros Socorros. O cuidador de idoso deve ser alguém capaz de ajudar naquilo que estes não podem mais fazer por si só; essa pessoa é responsável em dar apoio e ajuda para suprir às suas necessidades, visando a qualidade e melhoria de vida.

Hemoterapia
O profissional formado no Curso Técnico em Hemoterapia poderá trabalhar em bancos de sangue, hemocentros, serviços de hemoterapia e hematologia terapêutica, diagnóstica e industrial. A hemoterapia é uma prática onde se utiliza o sangue e os seus componentes na forma de terapia em diversas situações nas quais a reposição dos componentes sanguíneos se faz necessária. A técnica vem sendo empregada desde os primórdios da medicina sendo fundamental para salvar vidas. Os avanços na ciência, nessa área, proporcionaram um desenvolvimento da hemoterapia no mundo, promovendo a melhora da qualidade de vida de pacientes e salvando vidas. O profissional da saúde atuante nessa área desempenha um papel essencial e dinâmico, devendo executar um serviço de excelência, garantindo a segurança e a qualidade para os pacientes que fazem uso do sangue proveniente de doações.

Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti

A Escola oferece os cursos técnicos de Saúde Bucal, Farmácia, Análises Clínicas e Gerência em Saúde. São realizados dois processos seletivos por ano, com 960 vagas ao todo. A unidade é composta por um corpo administrativo e outro pedagógico que conta com 34 professores. Desde a fundação, em 2005, foram cerca de 10.230 alunos formados. Deste número, são 6.860 técnicos e 3.370 auxiliares.

Para mais informações acesse o edital ou ligue (11) 3874-6300, atendimento das 8h às 20h.

Fonte: Prefeitura de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *