Serviços do Saúde Mais Perto da Mulher estará disponível durante todo o mês de março

Saiba mais sobre o Programa Empreendedoras Digitais
março 8, 2019
Conheça as principais bibliotecas de São Paulo
março 12, 2019

Serviços do Saúde Mais Perto da Mulher estará disponível durante todo o mês de março

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retoma o fortalecimento dos Núcleos de Prevenção à Violência (NPV), que são equipes multidisciplinares para atendimento às mulheres vítimas de violência nas UBS.

Segundo o médico da Coordenação de Atenção Básica para a área de Saúde da Mulher, Dr. Adalberto Aguemi, “serão mais de 400 unidades com profissionais para acolhimento e encaminhamento da mulher para os nossos serviços específicos, que poderão atendê-las em situação de violência, oferecendo desde o amparo psicológico até o procedimento do aborto legal que é praticado em hospitais de referência em cada Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) do município”.

A coleta do papanicolau e do exame preventivo de câncer de colo de útero, irão dividir a agenda das unidades regionais com as rodas de conversa sobre violência contra a mulher e as atividades motivacionais, de recuperação da autoestima, com utilização das práticas integrativas, que recentemente tiveram sua presença ampliada na rede de atenção básica.

SUS para mulher em São Paulo 

As 464 Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada para o universo de serviços ofertados pelo SUS em São Paulo, por meio da gestão municipal, feita pela SMS. Especificamente para a saúde da Mulher, há serviços de saúde sexual e reprodutiva, climatério e menopausa, assistência obstétrica e câncer de mama. Para acolhimento de vítimas de violência sexual, procedimento de aborto legal nos seguintes hospitais:

Hospital Dr. Mario de Moraes Altenfelder Silva – Vila Nova Cachoeirinha

Hospital Prof. Mário Degni

Hospital Fernando Mauro Pires da Rocha 

Hospital Municipal Carmino Caricchio

Hospital Municipal Tide Setúbal

Na unidade de saúde mais próxima de sua residência, a munícipe pode obter o encaminhamento para as diferentes especialidades. São 16 maternidades e duas unidades que realizam o parto humanizado, a Casa Angela e a  Casa de parto SapopembaNos hospitais Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto – Ermelino Matarazzo, Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha e na Maternidade Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva – Vila Nova Cachoeirinha o município possui bancos de leite.

Fonte: Prefeitura de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *