465 ANOS: ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO

Novo mirante na região da Zona Norte
janeiro 24, 2019
Alerta importante sobre a atualização da carteira de vacinação infantil
janeiro 28, 2019

465 ANOS: ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO

Nesta sexta-feira (25), é comemorado o aniversário de 465 anos de São Paulo, capital do Estado e maior metrópole do país. O feriado municipal foi definido nesta data em homenagem à fundação do Colégio dos Jesuítas, considerado o marco zero da cidade.

Foi neste dia, no ano de 1554, que os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o colégio, que viria a ser o local em que os indígenas seriam educados para se adaptarem ao estilo de vida e conduta dos jesuítas.

Já o nome da cidade é uma homenagem ao apóstolo Paulo, que segundo a tradição católica teria se convertido ao cristianismo no dia 25 de janeiro, mesma data em que foi celebrada a missa de fundação do Colégio dos Jesuítas.

Pontos turísticos da cidade 

Caminhar por São Paulo e conhecer seus pontos turísticos são uma excelente maneira de aprender sobre a história dos paulistas e vivenciar parte da cultura e história locais. Uma visita à Estação Júlio Prestes, por exemplo, oferece uma aula de arquitetura neoclássica e evidencia a importância dos trilhos na construção do Estado.

A Estação foi um importante ponto de recepção e distribuição do café, mola propulsora para o desenvolvimento de São Paulo a partir do fim do século 19.

A influência religiosa e dos portugueses desde os tempos da Colônia pode ser percebida em diferentes pontos da capital paulista, como as igrejas icônicas e mosteiros, assim como nos movimentados Largo São Bento, Pateo do Colégio e Praça da Sé.

O Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, possui um rico acervo que conta a história da formação do Estado e seus governadores, além de obras clássicas, inclusive do escultor Victor Brecheret, influente na capital.

Já um passeio na famosa e imponente Avenida Paulista apresenta toda a pluralidade de São Paulo, com pessoas de todos os cantos do país e do mundo e diferentes manifestações artísticas para todos os gostos.

Fonte: Portal do Governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *