Recesso escolar: passeios culturais na capital paulista para aproveitar nestas férias

Venha participar do Festival de Natal no centro de São Paulo
dezembro 14, 2018
Cuidados e manutenção para viagem
dezembro 18, 2018

Recesso escolar: passeios culturais na capital paulista para aproveitar nestas férias

Biblioteca Villa Lobos.

MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO – MASP

O Museu de Arte de São Paulo é um museu privado sem fins lucrativos, fundado em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand (1892-1968), tornando-se o primeiro museu moderno no país. Chateaubriand convidou o crítico e marchand italiano Pietro Maria Bardi (1900-1999) para dirigir o MASP, e Lina Bo Bardi (1914-1992) para desenvolver o projeto arquitetônico e expográfico. Mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, hoje a coleção do MASP reúne mais de 10 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.

Endereço

Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-200

Para saber mais sobre a programação e visitação, clique aqui.

PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO 

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade. Ela está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que depois passou por uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha no final da década de 1990.

O acervo original da Pinacoteca foi formado com a transferência de 20 obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo de importantes artistas da cidade como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras e Oscar Pereira da Silva. Com o passar dos anos formou um significativo acervo, com quase 10 mil obras.

Endereço

Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo – SP, 01120-010

Para saber mais sobre a programação e visitação, clique aqui.

BIBLIOTECA VILLA LOBOS

Ocupando área de quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital paulistana, a BVL prepara, todos os meses, programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos. Acontecem contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores.

O acervo, constantemente atualizado, tem foco na literatura e um olhar também para questões ambientais. É formado por livros, revistas, jornais, livros eletrônicos, audiolivros, HQs, DVDs e CDs, além de livros em braille e falados, voltados para pessoas com deficiência.

Endereço

Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros, São Paulo – CEP 05461-010
Tel.: +55 (11) 3024-2500
contato@bvl.org.br

Para saber mais sobre a programação e visitação, clique aqui.

MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Localizado na Rua Cantareira, no Centro Histórico da capital paulista, o Mercado Municipal de São Paulo, popularmente conhecido como Mercadão, é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade. Foi projetado pelo engenheiro Felisberto Ranzini, que também é responsável pelo Teatro Municipal e pela Pinacoteca, e inaugurado em 25 de janeiro de 1933, tendo mais de oito décadas de história, (também aniversário da cidade de São Paulo) para ser um entreposto comercial de atacado e varejo, especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios.

Endereço

R. Cantareira, 306 – Centro, São Paulo – SP, 01103-200

PARQUE ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO

Em uma área de 824 mil m² , o Parque Zoológico de São Paulo é considerado um dos dez melhores do mundo, especialmente pela diversidade de animais que abriga. É um dos poucos do mundo a ter uma coleção completa de felinos e símios. Possui raridades e animais em extinção, como o mico leão dourado e o tamanduá bandeira. O Parque Zoológico ainda tem biblioteca, lojas, lanchonetes, restaurantes, creche e estacionamento. Desde sua abertura, em 1958, o Zoológico de São Paulo já recebeu mais de 85 milhões de visitantes.

Endereço

Fundação Parque Zoológico de São Paulo
Avenida Miguel Stéfano, 4241
Água Funda – São Paulo – SP – CEP 04301-905
Fone: (11) 5073-0811 / Fax: (11) 5058-0564

Para saber mais sobre a programação e visitação, clique aqui.

JARDIM BOTÂNICO DE SÃO PAULO

No final do século passado, a área do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga era uma vasta região com mata nativa, ocupada por sitiantes e chacareiros. Por ordem do governo, as desapropriações na área vinham ocorrendo desde 1893, visando à recuperação da floresta, à utilização dos recursos hídricos e à preservação das nascentes do Riacho do Ipiranga.

Em 1917, a região tornou-se propriedade do Governo, passando a denominar-se Parque do Estado. Até 1928 serviu para captação de águas, que abasteciam o bairro do Ipiranga. Neste mesmo ano, o naturalista Frederico Carlos Hoehne foi convidado para implantar um Jardim Botânico na região. Entretanto, somente em 1938 o Jardim Botânico de São Paulo foi oficializado, juntamente com a criação do Departamento de Botânica, na época órgão da Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio de São Paulo. Em 1969, o Parque do Estado, onde o Instituto de Botânica e o Jardim Botânico estão localizados, passou a denominar-se Parque Estadual das Fontes do Ipiranga.

Endereço

Av. Miguel Stéfano, 3031 Água Funda – São Paulo/SP – CEP: 04301-90
Tel.: 11 5067-6000 / Fax.: 11 5073-3678

Para saber mais sobre a programação e visitação, clique aqui.

HORTO FLORESTAL

Localizado em área urbana, na Zona Norte da cidade de São Paulo, o Horto Florestal foi criado em 1986 e possui 187 hectares de área, sendo 35 destinados ao público. O parque possui uma rica representatividade de Mata Atlântica, algo raro na capital paulista, e possui áreas de lazer, lagos e bicas. Espécies exóticas de eucalipto podem ser vistas no Horto, assim como o pau-brasil. Entre animais a serem observados no Horto destacam-se tucanos, maritacas, esquilos e capivaras.

Endereço

Rua do Horto, 931
Horto Florestal – São Paulo – SP – CEP: 02377-000
Tel.: (11) 2231-8555 – Ramais: 2028 / 2182 / 2056

Para saber mais sobre a programação, clique aqui.

CINEMATECA BRASILEIRA

A Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira. Desde 1940, desenvolve atividades em torno da divulgação e da restauração de seu acervo, com cerca de 200 mil rolos de filmes. Em março deste ano,  é assinado Contrato de Gestão, parceria entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação, em que a Cinemateca passa a ser administrada integralmente pela Acerp por um período de 3 anos.

Endereço

Largo Senador Raul Cardoso, 207
Vila Clementino | São Paulo
CEP: 04021-070

Para saber mais sobre a programação, clique aqui.

INSTITUTO BIOLÓGICO

O Instituto Biológico é um centro de pesquisa vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, voltado à produção, difusão e transferência de tecnologias e conhecimento científico nas áreas de agronegócio, biossegurança e atividades correlatas.

Endereço

Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
Vila Mariana – CEP 04014-900 – São Paulo – SP
(11) 5087-1701

Para saber mais sobre a programação e visitação, clique aqui.

MIRANTE 9 DE JULHO

Desde sua inauguração, em 1938, o Túnel da Avenida 9 de Julho era um local solitário. O que era pra ser um mirante, um salão, um observatório, acabou não sendo nada durante 76 anos. Mas, ele renasceu como um espaço multicultural, restaurante e café aberto ao público gratuitamente. Um espaço onde diferentes iniciativas podem dialogar: arte urbana, projetos musicais, exibições de filmes ao ar livre e feiras independentes. Um lugar que celebra um novo momento de resgate da cidade e ocupação dos espaços públicos.

Endereço

R. Carlos Comenale, s/n – Bela Vista, São Paulo – SP, 01308-080

Para saber mais sobre a programação, clique aqui.

EDIFÍCIO COPAN

O Copan é um dos mais importantes e emblemáticos edifícios da cidade de São Paulo, localizado no número 200 da Avenida Ipiranga, no centro, e foi inaugurado em 1966. É um símbolo da arquitetura moderna brasileira, cujo projeto foi concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em 1954, por ocasião do Quarto Centenário da cidade de São Paulo, mas iniciado só em 1957, após algumas alterações, e finalizado com a ajuda de Carlos Alberto Cerqueira Lemos. As visitas ao Copan são gratuitas e podem ser realizadas apenas em dias úteis, com obrigatoriedade de agendamento prévio.

Endereço

Av. Ipiranga, 200 – Centro, São Paulo – SP, 01046-010

Para saber mais sobre a programação e visitação, clique aqui.

MUSEU DA ENERGIA

A história da Fundação começa em 1998. Na época, as empresas do setor elétrico brasileiro estavam sendo privatizadas, e o governo estadual paulista optou por criar um órgão para preservar a memória e o patrimônio do gás e da eletricidade no Estado. Nascia a Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo. A maior missão é preservar, pesquisar e divulgar o patrimônio dos setores de energia e saneamento por meio de ações de educação e cultura, nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Endereço

Alameda Cleveland, 601 – Campos Elíseos – 01218-000 – São Paulo
Tel.: (11) 3224-1499

Para saber mais sobre a programação e visitação, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *