Neste sábado a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, realizou a revitalização de um ponto de descarte irregular na Zona Norte, localizado na rua Combate da Lagoa Branca, na Vila Sabrina. Durante a ação, que envolveu a comunidade, foram realizados plantios simbólicos. A rua Combate da Lagoa Branca recebeu 180 espécies de plantas, em canteiros, sendo: 50 Gerânios; 50 Beijinhos Impatiens parviflora; 30 Clusias e 50 Moreias, todas providenciadas pela gestão do Conselho Regional de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz, o CADES Vila Maria/Vila Guilherme.
O histórico de descarte na rua Combate da Lagoa Branca é bem significativo. Há oito anos foi preciso fechar a via com malotões e jardineiras – barreiras de concreto, pois era grande o fluxo de caminhões que frequentavam o local de madrugada para dispensar lixo de maneira irregular. A medida conseguiu diminuir os crimes, mas não eliminou o problema. Entre grandes objetos e lixo orgânico, são recolhidos por lá uma média de 5 toneladas de entulho. Antes do fechamento da via, o número chegou a 16 toneladas por semana.
A Subprefeitura fiscaliza, trabalha para pegar quem realiza o descarte irregular e aplica multas. As equipes estão diariamente na rua para coletar os materiais descartados, no entanto, precisam da ajuda dos munícipes nesse trabalho de melhorias e conscientização. Apenas no mês de setembro foram recolhidos mais de 400 toneladas de lixo nas ruas provenientes de pontos viciados e da operação cata-bagulho.
Locais Revitalizados em 2018
Av. Guilherme – Vila Guilherme.
Rua Carmópolis de Minas – Vila Maria.
Rua Paulino de Brito – Jardim Brasil.
Praça Eduardo Rabelo – Jardim Japão.
Rua Dona Maria Quedas – Vila Maria Alta.
Rua Izidro Ortiz – Jardim Guançã.
Rua Soldado Miguel de Sousa Filho – Jardim Japão.
Av. Julio Buono – Vila Gustavo.
Tonelagens da Coleta de Lixo – Mês de Setembro
A Categoria “Diversos” engloba o lixo recolhido do Combate ao Descarte Irregular e do serviço de coleta da Operação Cata-Bagulho.
Fonte: Prefeitura de São Paulo.
Imagem: Jornal SP Norte.