Mostra no Sesc Pinheiros apresenta trabalhos originários do leste Europeu e da América Latina entre os anos 50 e 70

Prefeitura recebe doação de mais de 1.000 câmeras para a cidade de São Paulo
outubro 18, 2018
Revitalização de ponto de descarte irregular na Zona Norte de São Paulo
outubro 22, 2018

Mostra no Sesc Pinheiros apresenta trabalhos originários do leste Europeu e da América Latina entre os anos 50 e 70

A mostra organizada pelo Sesc SP, em colaboração com o Museu de Arte Moderna da Varsóvia, Museu de Arte Contemporânea Garage; Instituto Adam Mickiewicz e com a Casa Sanguszko de Cultura Polonesa, seleciona além das obras originalmente apresentadas em Varsóvia e Moscou, um maior número de obras de arte da América Latina, tendo contado com a colaboração da pesquisadora Ana Avelar.

A exposição examina um breve momento, embora historicamente significativo, na era pós-guerra, quando artistas da Europa Oriental e América Latina compartilharam um entusiasmo por Arte Cinética e Op Art. Essa tendência representou uma alternativa e um desafio para o consenso crítico da arte dominante no Atlântico Norte. Enquanto o Expressionismo abstrato, a Arte Informal e a Abstração lírica reinavam supremos nos centros de arte estabelecidos de Paris, Londres e Nova York, um capítulo distinto da história da arte estava sendo escrito, ligando os pólos de Varsóvia, Budapeste, Zagreb, Bucareste e Moscou com Buenos Aires, Caracas, Rio de Janeiro e São Paulo.

Desde modo, a mostra apresenta obras de mais de 40 artistas e coletivos vindos de ambos os lados do Atlântico, apresentados em uma narrativa que reflete fatos comuns entre seus interesses e intuição criativa. Através de um foco em arte que ultrapassou objetos estáticos e definições claras do papel do artista, o caráter de uma obra de arte e o papel do espectador, a exposição tenta reescrever um capítulo marginalizado da história da arte após a Segunda Guerra Mundial através da uma perspectiva geopolítica diferente.

Serviço

Local: Espaço Expositivo (2º andar).

R. Pais Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05424-150

Telefone: (11)  3095-9400

Livre. Grátis.

Para agendamento de visitas mediadas para escolas ou grupos, contate: agendamento@pinheiros.sescsp.org.br

Esta exposição é uma realização do Sesc em São Paulo em parceira com o Museu de Arte Moderna da Varsóvia, o Instituto Adam Mickiewicz e com a Casa Sanguszko de Cultura Polonesa.

Saiba mais acessando o site oficial o evento.

Fonte: Sesc Pinheiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *