Edifício histórico Sampaio Moreira é a nova sede da Secretaria da Cultura de São Paulo

200 obras sobre a história do Brasil em exposição no Palácio dos Bandeirantes
setembro 11, 2018
Conheça a 12ª Primavera dos Museus
setembro 14, 2018

Edifício histórico Sampaio Moreira é a nova sede da Secretaria da Cultura de São Paulo

O edifício Sampaio Moreira, que estava em processo de reforma se tornou a nova sede da Secretaria da Cultura de São Paulo. O prédio é considerado o primeiro arranha-céu de São Paulo, com 50 metros de altura e 12 andares. Foi projetado pelo arquiteto Chistiano Stockler para o comerciante Sampaio Moreira e inaugurado em 1924. Seu restauro, para abrigar a Secretaria Municipal de Cultura, foi dividido em duas etapas, nas quais foram investidos R$ 28,9 milhões.

Desde sua abertura, na década de 1920, o Sampaio Moreira, com suas 180 salas comerciais, abriga, no térreo, a Casa Godinho, um dos estabelecimentos comerciais mais antigos da cidade (antes desse período, atendia na Praça da Sé). O prédio foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) em 1992, juntamente com um conjunto de imóveis localizados no entorno do Vale do Anhangabaú.

Em 2010, foi desapropriado para abrigar a Secretaria Municipal de Cultura. As obras de restauro, iniciadas em 2012, recuperaram suas características originais, adaptando-o às novas necessidades de acessibilidade e segurança (incluindo a construção de um bloco anexo nos fundos, com escada de emergência). As construções foram paralisadas em 2015 e retomadas em 2017. A Casa Godinho continua funcionando no local.

Fonte: Prefeitura de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *