200 obras sobre a história do Brasil em exposição no Palácio dos Bandeirantes

Campanha de vacinação contra o HPV
setembro 10, 2018
Edifício histórico Sampaio Moreira é a nova sede da Secretaria da Cultura de São Paulo
setembro 13, 2018

200 obras sobre a história do Brasil em exposição no Palácio dos Bandeirantes

O Palácio dos Bandeirantes recebe a exposição “Arte e História nas Coleções Públicas Paulistas”, que apresenta cerca de 200 obras dos três mais antigos acervos culturais do estado de São Paulo: o Museu do Ipiranga, a Pinacoteca do Estado e o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo.

A mostra reúne 32 (trinta e duas) obras de arte e mais de uma centena de objetos decorativos. Entre os autores das obras, estão Clovis Graciano, Henrique Bernardelli, Giovanni Óppido, Oscar Pereira da Silva e Theodoro Braga, além de Candido Portinari (com o nanquim sobre papel “Bandeirante”, de 1955). Destaque para as obras do Mezanino, com 11 telas de Benedito Calixto e seis de Antonio Ferrigno. As de Benedito Calixto mostram paisagens de São Vicente, do Porto de Santos e de aspectos do litoral paulista. As telas de Antonio Ferrigno retratam o ciclo do café desde a florada até o envio à estação. Entre os objetos, estão oratórios, vasos, arcas, cadeiras, mesas, pratos e ferros de passar, além de uma carruagem e ânforas contendo águas de importantes rios brasileiros.

Para mais informações, clique aqui.

Sobre o Palácio dos Bandeirantes

A sede do Governo Paulista começou a ser construída em 1955 para abrigar a Universidade “Fundação Conde Francisco Matarazzo”, mas a obra foi interrompida e o Governo do Estado a assumiu. Em 19 de abril de 1964, a sede do governo passou de Campos Elíseos para o Morumbi, onde o palácio ganhou a denominação “Bandeirantes” em homenagem aos pioneiros que expandiram as fronteiras brasileiras. O Palácio dos Bandeirantes possui acervo, com obras de artistas como Portinari, Antonio Henrique, Djanira Motta e Silva, Aldemir Martins, entre outros. Diversas obras podem ser vistas em exposições no local, que conta ainda com o Salão dos Pratos e a Galeria Governadores.

Serviço

Exposição “Arte e história nas coleções públicas paulistas”

Palácio dos Bandeirantes: Av. Morumbi, 4.500, Morumbi.

De 14 de agosto a 20 de janeiro de 2019 – Terça a domingo das 10h às 16h.

Entrada Franca.

Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de Imprensa.

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br.

Bete Alina | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com.

Fonte: SP Estado da Cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *